Zconti

Como Baixar um CNPJ com Dívidas

Olá Empreendedores! Meu nome é Eduardo, sou Contador e hoje vou falar um pouco nesse blog sobre como  baixar um CNPJ com dívidas, pessoal houve um tempo que não era possível  da baixa de um  CNPJ  com dívidas  de impostos e fornecedores, para você conseguir da baixa numa empresa por exemplo você tinha que pagar todos os impostos em atrasos ficar regular na Receita Federal, Prefeitura e na secretaria da fazenda.

Agora você pode sim! encerrar o seu CNPJ mesmo devendo um milhão de reais de impostos por exemplo. Porque muitas vezes isso é algo que pode estar tirando seu sono!

Uma informação que é importante vocês saberem é a seguinte: baixando o CNPJ caso tenha dívidas tributárias, elas automaticamente serão encaminhadas para o seu CPF.

Então você tem que ter isso em mente! você vai encerrar o CNPJ que e o devedor principal, porém quando você encerrar essas dívidas, nada impedi que você  automaticamente queira o parcelamento desses impostos e podendo assim fazer uma negociação com o Governo pedindo o parcelamento em até 60 vezes por exemplo.

É muito importante você saber disso, mesmo devendo você pode baixar o CNPJ! da mesma forma  você pode negociar os seus débitos também com os fornecedores , bancos é etc. Então isso não impede de você baixar seu CNPJ primeiro é negociar suas dívidas em seguida, é muito importante essa clareza para baixar um CNPJ.

             

 

Dica de como  baixar um CNPJ

Para executar a baixar de um CNPJ é claro que você vai ter que ter alguns conhecimentos técnicos que só um escritório de Contabilidade tem essa prática, mas se você for querer fazer sozinho já te  adianto que são alguns detalhes que precisa de uma orientação de um Contador para fazer isso. Na internet tem muitos conteúdos e você pode estar pesquisando, mas não se preocupe vou estar te dando algumas dicas.

Como baixar uma empresa mesmo com dívidasFonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik

Passo a Passo para Baixar um CNPJ

O primeiro passo é fazer um pedido de baixa na Receita Federal, você vai acessar o Portal da Receita Federal é gerar um acesso, lá é só preencher  o formulário de baixa do CNPJ que é o documento básico de entrada (DBE)  é enviar de forma eletrônica, logo em seguida a Receita Federal vai analisar e gerar um número de protocolo.

Com esse número de protocolo você vai acessar a Junta Comercial do seu estado é vai montar o distrato social de baixa que é um documento  formalizando a baixa da empresa , lá você vai preencher com seus dados da empresa é  inserir as cláusulas de baixa, em seguida você vai anexar na junta comercial é vai estar assinando com certificado digital.

Em poucos dias a Junta Comercial vai analisar seu pedido e aprovando ou não se tiver “exigências” na Junta Comercial ela vai te orientar quais são as exigências para você corrigir e protocolar novamente.

Após a Junta aprovando e saindo o  Contrato Social de baixa você vai procurar a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Fazenda do  seu estado, se você tiver CNAE de (comércio , indústria, atividades de transporte de passageiros  interestadual é transporte de cargas) enfim! algumas atividades que tem que ter cadastro nesses órgãos e vai  estar apresentando o CNPJ baixado e o contrato social para estar formalizando a baixa. Vou estar descrevendo aqui a baixo o passo a passo para como baixar um CNPJ com dívidas.

  1. Preenchimento do DBE na Receita Federal
  2. Protocolar o distrato na Junta Comercial
  3. Da baixa nos  Orgãos Responsáveis

Conclusão

Chegamos ao final desse conteúdo ,sobre como baixar um CNPJ com dívidas espero que você tenha gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

             

 

Rolar para o topo
Open chat