Contabilidade para Representante Comercial

Planejamento tributário para pagar menos impostos na Representação comercial

Você sabia que você pode estar pagando muitos impostos na atividade de representação comercial?
Com um bom planejamento tributário você vai pagar menos impostos e sobrar mais dinheiro no seu bolso.
Que tal mudar sua empresa de representação comercial para uma contabilidade especialista no seu seguimento?

Qual a melhor opção para o representante comercial pagar menos impostos?

O simples nacional se diferencia dos demais no aspecto da simplificação de todos os impostos federais e municipais e da contribuição previdenciária, pois são pagos em uma guia única.

Mesmo simplificando a questão dos impostos, é importante salientar que existe variação de acordo com cada empresa. É necessário verificar uma tabela, chamada anexo do Simples Nacional para verificar qual o enquadramento.

Assim, existem dois anexos no Simples Nacional que podem ser enquadrados para a representação comercial, são eles: Anexo III e o Anexo V. O anexo III dependerá do fator “r” da empresa.

O fator “r” é uma fórmula para calcular os gastos com a mão de obra, se os gastos forem superiores a 28% do faturamento, serão tributadas no Anexo III, caso contrário, serão tributadas no Anexo V.

No Anexo III as alíquotas nominais podem variar entre 6 e 33%, já no Anexo V, as alíquotas nominais podem variar entre 15,5% a 30,5%. Lembrando que são alíquotas nominais, com base nelas, serão calculadas as alíquotas efetivas.

Agora vamos falar sobre o que interessa para sua empresa, que é qual a melhor opção para pagar menos impostos na sua empresa, por isso é importante ter uma contabilidade para representante comercial, o contador especialista no seu ramo pode contribuir muito para uma economia tributária no seu negócio.

Vamos lá, a opção pelo regime tributário do simples nacional, a principio pode ser a melhor escolha, visto que nesse regime tributário é possível fazer um planejamento tributário eficiente para reduzir muito seus impostos e um Contador especialista no seguimento pode montar um planejamento tributário vencedor para sua empresa economizar com impostos, mais vamos continuar falando sobre isso.

Escolhendo o regime tributário do Simples nacional, é possível controlar quanto você vai pagar de impostos todos os meses, vamos exemplificar na prática, acompanhe o exemplo abaixo:

Digamos que você faturou na sua empresa de representação comercial no mês o valor de R$ 10.000,00, é possível que você pague o equivalente a 6% de impostos totais sobre o seu faturamento, ou seja, você pagará R$ 600,00 sobre o seu faturamento mensal, muito menos impostos do que se você escolher outra opção tributária, conforme demonstrado acima.

E para que sua empresa pague essa alíquota menor de 6% será necessário fazer toda uma estratégia por trás desse resultado final, é necessário que seu Contador saiba de fato analisar o seu negócio.
Mais preste atenção em uma dica importante, só um Contador especialista no seu ramo de negócio pode encontrar a melhor solução para seu negócio pagar menos impostos.

Contabilidade em Tempo Real


Cliente e Contador trabalhando juntos pelo sucesso da empresa. Integração total entre cliente e contador, Gerando e compartilhando informações em tempo real.

Open chat