Contabilidade para Salão de Beleza

Tudo que você precisa saber sobre a lei do Salão Parceiro

Foi no final de 2016 que o governo federal publicou uma lei do salão parceiro! Essa lei chegou para regulamentar a relação entre os profissionais que praticam atividades como:

Cabelereiro;
Barbeiro;
Esteticista;
Manicure;
Pedicure;
Depilador;
Maquiador

Com essa lei o governo tem como intuito formalizar esse setor, que como sabemos, sempre foi muito informal.

Dessa forma, foi feita uma diminuição na carga tributária para os salões que já cumpriam a lei, e começaram a gerar incentivo e informações para começarem a se adequar na legislação tributária.

Além dessa diminuição na carga tributária que citamos, houve também uma redução para os estabelecimentos, e também na segurança jurídica das relações trabalhistas.

Isso acontece porque regulamentou a relação do profissional como pessoa jurídica, isso diminui bastante o risco de processos trabalhistas contra os estabelecimentos em questão.

Mas como tudo é muito novo ainda há diversas dúvidas, e pensando nisso vamos responder alguma delas.

Como essa lei funciona na prática?

No dia – a – dia tanto o salão quanto os profissionais precisam realizar algumas ações para garantir que estão dentro da lei do salão parceiro. É necessário cumprir todas as leis, e não só um ou outra, por exemplo.

Para estar dentro de todos os critérios é necessário:

O salão precisa Ter CNPJ aberto (o salão não pode ser MEI);
Contrato com cada um dos profissionais que atuam no salão;
Emitir as notas fiscais corretamente.

Contabilidade para Salão de Beleza e Estética

A contabilidade para salão de beleza e estética é uma ferramenta de gestão muito importante que vai te ajudar entender todos os processos do seu negócio, incluindo pontos fracos que podem prejudicar o salão, por exemplo.

A contabilidade para salão de beleza e estética deve ser vista de duas formas, a primeira forma é como uma ajuda em todas as situações e soluções burocráticas, fazendo com que tudo fique legal juntamente com os órgãos responsáveis pela fiscalização.

Entre as atividades desse processo a contabilidade para salão de beleza e estética é importante para:

Auxiliar na abertura da empresa;

Calcular os impostos;
Emitir guias;
Formular registros e contratos profissionais (que como vimos, é obrigatório);
Calcular as comissões;
Emissões de recibos;
Registro das folhas de pagamentos dos funcionários que não estão cobertos pela lei salão parceiro (como os recepcionistas, auxiliares, etc);
Ajuda na emissão de nota fiscal.
Consultoria empresarial.

Já a segunda forma que a contabilidade para salão de beleza e estética atua é na parte gerencial, para auxiliar na tomada de decisões tendo em vista as informações financeiras dadas por relatórios, controle de estoque, etc.

Conheça as principais dúvida sobre a Lei do salão parceiro

Ainda surgem muitas dúvida na cabeça dos donos de salão de beleza e também dos profissionais que prestam serviços aos salões, aqui vamos explicar as principais dúvidas, continue lendo:

1 - Quem é o responsável pelos recebimentos e pagamentos?

O estabelecimento, o salão parceiro é o responsável pelo recebimento do valor dos serviços prestados pelo profissional, em seguida o salão parceiro vai fazer a retenção da sua parte e também dos impostos incidentes sobre a parte do profissional parceiro.

2 - Quem é o responsável pela manutenção e condições do local de trabalho?

Fica o salão parceiro responsável pela boa manutenção do local de trabalho, proporcionando um ambiente que atenda as necessidades de prestação de serviços do profissional parceiro.

3 - O salão parceiro pode ser Microempreendedor individual (MEI)?

Não pode ser, o salão parceiro não pode optar pelo MEI, porque suas atividades não estão permitidas de fazer essa opção, por outro lado, o profissional parceiro pode fazer a opção pelo MEI.

4 - Pode ter subordinação entre o salão e o profissional parceiro?

Não pode, o profissional prestador de serviços não terá relação de trabalho com o salão, o que vai regulamentar essa relação é o contrato de parceria, no contrato vão ser estipulados todos os pontos da parceria, onde as duas partes devem cumprir fielmente todas as cláusulas, assegurando os direitos e deveres de ambas as partes.

5 - Como vou emitir as notas fiscais?

Com a nova Lei, será necessário tanto o salão, quanto o profissional parceiro fazer a emissão de notas fiscais para que a relação de parceria tenha validade jurídica para ambos os lados, a emissão de nota fiscal vai funcionar da seguinte forma:

O salão parceiro vai emitir a nota fiscal para o cliente, tomador do serviço, na nota fiscal será descrito o valor total do serviço, discriminando a parte do salão e a parte do profissional parceiro.

Em seguida o profissional parceiro fará a emissão de uma nota fiscal com o valor referente a sua parte recebida do serviços prestado, dessa forma tudo fica regularizado e trás a validade jurídica para toda a operação.

Como vemos, a contabilidade é uma ferramenta para controle e gestão, e isso é bem importante.

E se você gostou de conferir mais sobre a contabilidade para salão de beleza e estética não se esqueça de continuar em nosso site e conferir mais temas.

Fale com nossa equipe de especialistas e solicite uma proposta, nós vamos ajudar vocês, salão parceiro e profissional parceiro a organizar seus negócios e trazer segurança para a relação de parceira, solicite uma proposta.

Assista nosso vídeo e entenda todos os detalhes dessa LEI

Perguntas e Respostas

1Demora muito para trazer meu Salão para a Zconti?
O processo de transferência para Zconti é muito rápido e pode ser feito em qualquer época no mês. O processo completo leva 4 dias úteis para ser finalizado. OBS: Só precisamos das informações do seu Contador depois do cadastro concluído.
2Quais documentos preciso para migrar?
Nesse primeiro momento precisaremos apenas da cópia do seu contrato social, dos dados dos sócios e chaves de acesso da sua empresa: usuário e senha da prefeitura e chave do simples nacional
3Qual a melhor época para trazer meu Salão para Zconti?
A qualquer momento. normalmente, nossos clientes começam no próprio mês ou no mês seguinte. Durante a transferência para Zconti, sua empresa continua operando normalmente, comprando, vendendo, contratando ou demitindo funcionários etc.
4É preciso ter ou adquirir Certificado Digital para utilizar os serviços da Zconti?
Para empresas prestadoras de serviço enquadradas no simples nacional, vamos analisar sua empresa e verificar as exigências do seu Estado/Município, mais na maioria dos casos não é preciso. Para empresas prestadoras de serviço enquadradas no lucro presumido, é necessário o certificado digital e-cnpj modelo A1 (arquivo digital). Não é válido token ou cartão.
5Tenho funcionários. Vocês fazem a folha de pagamento?
Sim. O atendimento é realizado com o acréscimo de R$29,90 por funcionário acrescentado na mensalidade da empresa todos os meses.

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