Terceirização de Rotinas Financeiras
A terceirização das rotinas financeiras e de serviços em diversas áreas já é uma praxe bastante comum na atualidade, porém, ainda há um certo receio quanto a terceirização do financeiro para empresas;
Confiar o controle das finanças a um profissional externo, por mais experiente que seja, um contador, por exemplo, é um grande passo.
Não obstante, a prática de terceirizar rotinas financeiras já é algo bastante presente em muitas empresas, as que tiveram sucesso com esse recurso comemoram os resultados, pois além de contar com insights valiosos de quem entende do assunto, acabou reduzindo os altos custo de ter um departamento próprio para essa atividade.
Terceirização do financeiro para empresas: o que é
A terceirização do setor financeiro ocorre quando se transfere atividades relacionadas às finanças da empresa para profissionais externos à empresa, ou seja, que não fazem parte da equipe de colaboradores da empresa.
Quando se trata da contratação de terceiros para a gestão financeira de uma empresa, a prática já vem ganhando espaço no mercado e pode ser voltada a prestadores de serviços que cuidam de todas as rotinas administrativas, desde o fluxo de caixa até os relatórios financeiros.
Os Serviços terceirizados são uma prática bastante comum em outras áreas de uma empresa e, atualmente, as empresas terceirizam seu financeiro como uma abordagem estratégica que trazem vários benefícios, inclusive a redução de custos.
A Terceirização de Processos de Negócios, o que também é conhecido como Business Process Outsourcing (BPO), está se expandindo para a área de gestão financeira (BPO Financeiro), marketing, RH, logística, vendas e outros departamentos.
Nos dias de hoje, pequenas e médias empresas são as que mais investem e ganham com o BPO financeiro, pois além de manterem uma equipe de profissionais mais enxutas, acabam cortando custo com esse departamento.
Ademais, a área financeira é uma das mais complexas e fundamentais de uma empresa, portanto, é mais seguro deixar profissionais especialistas responsáveis por ela, pois eles darão feedbacks interessantes para a elaboração de estratégias de mercado.
Por mais que terceirizar rotinas financeiras se mostre bastante vantajoso, é necessário se avaliar o caso para cada empresa, tendo em vista que esse tipo de solução pode não ser a mais viável para empresas maiores.
Como funciona a terceirização das rotinas financeiras na empresa
Ao terceirizar o setor financeiro de uma empresa, muitos serviços complexos são agregados e isso abrange praticamente todas as rotinas gerenciais e administrativas.
Por um lado, a terceirização financeira é uma carga a menos de custos para a empresa, além de poder contar com a eficiência e a produtividade de profissionais especializados em gestão financeira.
Por outro lado, é um grande desafio delegar a responsabilidade das finanças a um profissional externo sem perder o controle sobre o negócio, além do mais, por se tratar de tarefas fundamentais para a empresa e por ser transmitido funções complexas para terceiros, é necessário a contratação de prestadores de serviços de inteira confiança e que possuam experiência para conduzir a gestão financeira, sobretudo em ambiente virtual.
Para as empresas que planejam implementar a terceirização do financeiro é necessário uma análise e sobre a quem será delegado a prestação de serviços e quais atividades ficariam a cargo dessa terceirização.
Após esse primeiro passo, se dará a transição das atividades para que o contador responsável faça um diagnóstico e ofereça o suporte necessário, ajustando suas obrigações ao que a empresa realmente precisa.
Principais vantagens da terceirização das rotinas financeiras
Muitas empresas ainda sentem dúvida sobre as vantagens de se investir na terceirização financeira.
É ainda muito comum se deparar com dúvidas como: Além da redução de custos, quais os outros benefícios que terceirização financeira pode trazer?
Algumas vantagens do BPO financeiro vão além da redução dos custos e tem muito a ver com competitividade e produtividade. Veja mais:
1. Redução de Custos
Provavelmente, a redução de custos é um dos pontos centrais ao se investir na terceirização do setor financeiro, pois é a característica que fica mais visível no ato da contratação.
A empresa que terceiriza o financeiro tem uma redução considerável com os gastos operacionais e no que se refere a quantidade de processos necessários à gestão de finanças e contabilidade.
Além dessa economia, é possível observar a redução de gastos com os encargos trabalhistas, tendo em vista que é mais barato contratar o serviço do que montar a um setor e uma equipe própria para trabalhar nele.
2. Mais Foco nos negócios
Muitos gestores acabam dedicando boa parte de seu tempo em atividades administrativas, deixando de concentrar seus esforços nos negócios (atividade-fim) da empresa.
Com a terceirização do financeiro, o gestor, terá mais tempo para se concentrar na atividade-fim da empresa e nas funções estratégicas para alavancar o crescimento da empresa, deixando de lado o controle financeiro para o profissional contratado.
3. Mais Eficiência
Com o BPO Financeiro as empresas podem se dedicar na ampliação de sua capacidade de gestão.
Com a terceirização de rotinas financeiras a empresa poderá contar com uma equipe que irá simplificar o máximo os processos de gestão e ainda irá contar com a execução de funções financeiras e contábeis com eficiência.
Sem a terceirização do financeiro, o gerenciamento interno seria bem mais burocrático e lento, o que no contexto atual e na grande competitividade do mercado poderia gerar um imenso transtornos e perdas.
E você pode ganhar ainda mais eficiência ao contratar um serviços de contabilidade online com terceirização do financeiro, você terá o controle total da gestão da sua empresa em um só lugar.
4. Mais agilidade para tomar decisões
O setor financeiro é um dos mais importantes em uma empresa, pois é ele que possibilita avaliar os lucros e poder observar a saúde financeira da empresa, bem como elaborar estratégias para melhorar os dados.
Desse modo, uma das principais funções do controle financeiro ser feito por especialistas é que os dados fornecidos em relatórios se convertem em informações valiosas para a gestão tomar decisões e direcionar seus esforços para melhorar o crescimento da empresa.
5. Insights
A terceirização do setor financeiro, permite que os profissionais especializados no assunto possam dar atenção total a esse trabalho e assim apresentem ideias e soluções para inovar ou mesmo controlar algo relacionado ao setor financeiro da organização.
Desse modo, as soluções passam a ser mais eficientes para reduzir custo e aumentar lucros.
Principais desvantagens da terceirização das rotinas financeiras
Como já salientado, há situações em que terceirizar a rotina financeira pode não ser uma solução viável – como em casos de empresas maiores – porém, a aplicabilidade desse tipo de gestão financeira depende das condições da empresa.
Empresas de pequeno e médio porte podem aplicar a terceirização financeira obtendo várias vantagens, entretanto há alguns riscos quanto ao procedimento e eles merecem ser elencados também. Veja mais:
1. Perda do Controle Financeiro
Com a terceirização da gestão financeira, todo o procedimento envolvendo esse setor seria feito fora da empresa e isso pode fazer com que o gestor fique sem visão de alguns detalhes do processo.
Por isso que é importante, antes de contratar a terceirização, avaliar se a perda do controle financeiro é mais vantajosa do que o benefício de ter o financeiro da empresa organizado.
Entregar essa responsabilidade a terceiros pode gerar uma grande insegurança, portanto, é indispensável que se observe as opções de profissionais para essa terceirização e contrate o que for de sua inteira confiança.
2. Pode gerar algumas despesas
Com o serviço financeiro terceirizado, e um profissional completamente atento apenas a essa função, é possível que apareçam algumas despesas imprevistas.
Muitos gestores não tem conhecimento o suficiente dos processos financeiros e podem não ter atentando para essas despesas, porém com o profissional experiente à frente do setor, é possível que elas surjam.
3. Deve se adequar para comunicação à distância
Com o setor financeiro atuando externo da empresa, é importante um planejamento de reuniões de alinhamento, de formação de protocolos de atendimento, de canais de comunicação, horários e nomes para contato.
É possível que haja imprevistos e seja necessário alguma informação ou contatar o financeiro por alguma dúvida, portanto os funcionários precisam saber como proceder diante desse tipo de ocorrência e a quem recorrer nesses casos.
Terceirização das rotinas financeiras: sim ou não?
Tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, por isso que é necessário pensar e avaliar as opções ao invés de tomar decisões precipitadas.
Terceirizar o financeiro de uma empresa tem se tornado uma solução vantajosa para boa parte das empresas que investiram nesse método, entretanto, todo caso é um caso, como foi possível ver nas linhas acima.
O ideal é analisar as vantagens e desvantagens e pesá-las na balança, distinguir as prioridades e atuar com mais precisão na escolha.
Se você está procurando um serviço de contabilidade para sua empresa, conheça nossos serviços de terceirização financeira e contabilidade digital e como podemos auxiliar o seu negócio a ir mais longe.
Respostas de 2