Zconti

Representante Comercial Precisa Registrar Empresa No CORE?

Você é Representante Comercial e surgiu essa dúvida “Preciso registrar minha empresa no CORE?” A resposta é “SIM”! Embora muitos ainda estejam como autônomo, quando é realizado a abertura do CNPJ você terá que pagar as 2 taxas, tanto no CPF enquanto no CNPJ. Entretanto, o CNPJ te trará vários benefícios. Continue a leitura e entenda.

             

 

Tributação para Representante Comercial

O Representante Comercial que atua como autônomo está sujeito a pagar 27,5%  IRPF+ 20% de INSS. Então, qual é o tipo de tributação ideal de abrir uma empresa? Para você que está começando e não tem um faturamento muito grande como Representante Comercial você pode estar abrindo uma ME e se enquadrar no Simples Nacional.

A Carga tributária no Simples Nacional se inicia pagando 15,5% de imposto pelo (anexo V). Mas não se preocupe! Existe uma opção de você reduzir essa tributação para 6% isso é possível através de um planejamento tributário, onde é usado uma regra que o governo criou que permite essa redução.

Essa regra é chamada fator “R” onde você inclui o seu pró-labore na folha de pagamento do seu CNPJ e a sua Carga cai de 15,5% para 6% inicialmente trazendo uma grande redução de impostos.

Após você definir tudo isso! Vamos para o passo a passo, como você conseguirá realizar a abertura do seu CNPJ Simples Nacional.

Passo a Passo 

Primeiramente, você vai ter que separar todas as documentações necessárias para fazer abertura.

Por exemplo; RG, CPF, CNH, sua carteirinha do CORE e, além disso, necessitará também do comprovante de endereço residencial e comprovante de endereço onde vai ser a sua empresa.

Com esses documentos em mãos, você vai definir as atividades que colocará no seu CNPJ, seja ali representante de algum produto como (Produtos farmacêuticos, produtos alimentícios as vezes representar produtos como o pneu). Enfim! Tem que ver o que você vai representar para os colocar CNAE corretos.

Definiu sua atividade, consequentemente você precisará pensar em um nome para sua empresa, valor de capital que integralizará, qual é o tipo de empresa que pretende abrir, se será:

  • EI (Empresário  Individual)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
  • LTDA (Sociedade Empresarial Limitada)

Passo a passo para abrir um CNPJ para Representante Comercial:

  1. Fazer o certificado digital do CPF;
  2. Solicitar a viabilidade na junta comercial;
  3. Preencher o DBE para pedir o CNPJ na Receita Federal;
  4. Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
  5. Pagar as taxas;
  6. Assinar os documentos;
  7. Protocolar o processo de abertura.

Licenciamentos 

Após ter constituído o seu CNPJ, você deverá procurar a Prefeitura do seu município, e solicitar de forma online ou física, isso depende do seu estado, algumas prefeituras já estão atendendo de forma online, outras não! Enfim.

Você precisará solicitar os seguintes licenciamentos:

  • Alvará de Funcionamento;
  • Inscrição Municipal; e
  • Liberação da Nota Fiscal.

abertura de CNPJ para Representante ComercialFonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik

Conclusão

Enfim, Chegamos ao final desse conteúdo! Contudo, espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

             

 

Rolar para o topo