Zconti

O Que é Inscrição Municipal? E Como Liberar?

O que é Inscrição Municipal e Como Liberar? Sabia que toda empresa precisa ter a Inscrição Municipal e alvará de funcionamento? Sem ela sua empresa não pode funcionar e nem emitir nota fiscal de serviços. Nesse conteúdo estarei te passando algumas dicas.

Primeiramente, aqui somos especialista no ramo do seu negócio e oferecemos toda consultoria e o suporte necessário que você precisar, atendemos em todo o Brasil de forma 100% digital.

             

 

Inscrição Municipal

Empreendedor! Você que atua no setor de serviços como (Arquiteto, Engenheiro, Representante Comercial Agrônomo, Médico, Dentista ou YouTuber) enfim! Qualquer tipo de prestação de serviço, sabia que nesse segmento para liberar a Inscrição Municipal você primeiramente precisa solicitar seu Alvará de funcionamento?

A inscrição Municipal ela é realizada junto à prefeitura do seu município e está ligada diretamente ao alvará de funcionamento. Após você solicitar e liberar o seu alvará de funcionamento na prefeitura, automaticamente você vai ter acesso. 

Você precisará solicitar os seguintes licenciamentos:

  • Alvará de Funcionamento;
  • Inscrição Municipal; e
  • Liberação da Nota Fiscal.

Porém, para se tornar apto para prestar seus serviços, além do Alvará de Funcionamento/Inscrição Municipal você precisa  emitir notas fiscais dos seus serviços, não é mesmo?

Emissor de Notas

Algumas prefeituras hoje liberam de forma online o sistema emissor de nota fiscal na própria prefeitura, você só precisa solicitar o acesso do seu login /senha  para a emissão de nota fiscal, após conseguir! Você configurará o cadastro da empresa no sistema.

Na hora da emissão você colocará os dados do seu cliente como (CNPJ, razão social, endereço a Inscrição Municipal) preencherá também o serviço que você fez, o valor da sua comissão.

É importante nessa hora você ter uma contabilidade do seu lado para te auxiliar nesse preenchimento, para que seja de forma correta com as informações da sua empresa e com a tributação adequada.

É muito interessante você começar com a tributação correta! Ou seja, a melhor tributação é o anexo terceiro do Simples Nacional que você começa pagando a partir de 6% de imposto.

Documentos Necessários

Mas a final, quais os documentos necessáriosvocê juntará os seguintes documentos para apresentar na prefeitura:

  • Contrato social;
  • Requerimento de empresário ou certificado de MEI;
  • Cartão CNPJ;
  • Documentos pessoais dos sócios ou do dono (RG, CPF, CNH); e
  • Comprovante de endereço comercial/residencial.

Detalhe! Se por acaso o endereço Comercial for alugado vai precisar apresentar o contrato de locação, contudo se for próprio precisará do número da escritura do imóvel (IPTU).

 

Como liberar a Inscrição Municipal? Fonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik

Conclusão

Enfim! Chegamos ao final desse conteúdo, contudo! Tentamos aqui trazer o maior número de informações possíveis para que você.

Pode contar conosco para esclarecer suas dúvidas, somos especialistas em abertura de empresas e contabilidade digital. Atendemos todo Brasil, solicite uma consultoria.

             

 

Rolar para o topo