Contabilidade para Clínica Odontológica

Contabilidade para dentistas e clínica

Contabilidade para Clínica Odontológica

Da abertura até a tributação

Com a aproximação da formatura, além de se preocupar com os preparativos da graduação, o futuro dentista deve atentar para os procedimentos de como abrir uma clínica odontológica, bem como a contabilidade e tributação para clínica odontológica.

Isso porque, há algum tempo atrás, o formando em odontologia não precisava se preocupar com tanta burocracia para abrir seu próprio consultório. Alugar um espaço adequado, ter os equipamentos e uma secretária, já seria o suficiente.

No entanto, com o advento das seguradoras de saúde e planos dentais, o profissional que visam abrir a sua clínica odontológica terão que buscar ajuda de outros profissionais para obter destaque e sucesso.

Afinal, o dentista não é preparado para agendar consultas, divulgar seu trabalho, administrar os serviços e as finanças e ainda ter que atender os pacientes e além de tudo isso ainda lidar com a contabilidade para clínica odontológica.

Mais calma, fique tranquilo, nosso escritório de contabilidade para clínica odontológica tem um atendimento especializado no ramo de odontologia, somos especialistas em planejamento tributário para clinicas odontológicas.

Por isso, preparamos algumas dicas sobre como usar a contabilidade a favor da sua clínica odontológica, continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas.

Como abrir uma clínica odontológica

Se você, profissional dentista, está em busca de ser dono do seu próprio negócio, saiba que para a abertura de uma clínica odontológica é necessário fazer uma pesquisa de campo, antes de tudo.

É de extrema importância à coleta de diversos tipos de informações por parte do profissional Cirurgião Dentista, ou qualquer outro profissional investidor do negócio.

Informações como localização, público alvo, tipo de estrutura física a ser utilizada e tipos de serviços a serem ofertados são pontos estratégicos que fazem total diferença na abertura e principalmente sucesso das clínicas.

Além disso, você deve ter em mente o tipo de empresa que vai administrar:

-Individual: requer um valor mínimo de capital e como o nome já diz, é uma empresa individual;

-Sociedade limitada: com a partir de dois sócios ou mais (podendo ser um dentista e outra pessoa de área distinta);

-Sociedade simples: com a partir de dois sócios ou mais (somente entre dentistas).

Após a pesquisa, o profissional deve seguir um passo a passo administrativo para abrir uma clínica de odontologia.

É nesse momento que é muito importante contar com as orientações de um Contador para te auxiliar em todos as etapas da abertura da sua clínica odontológica.

O Contador vai te dar todas as orientações necessárias para que sua clínica tenha sucesso desde do inicio do negócio.

Passo a passo para abrir uma clínica de odontologia

O primeiro passo é regularizar alguns documentos e adquirir autorizações, como o registro no Conselho Regional de Odontologia do seu devido estado.

Ter registro na secretaria da receita federal (CNPJ), alvará de licença da prefeitura municipal, cadastro junto à Caixa econômica Federal para o recolhimento do FGTS, assim como também o registro através do corpo de bombeiros Militar da região e também obter o alvará da vigilância sanitária do seu município.

Com tanta papelada para lidar sozinho (a), você começa a se perguntar se é vantajoso possuir a sua própria clínica. Não seria melhor entrar numa sociedade ou trabalhar para uma empresa?

Nesse momento dúvida é importante contar com um especialista contador para te apoiar, porque é muito vantajoso abrir uma clínica odontológica. Porque além de ter o seu próprio negócio, ser seu próprio patrão, quando pensamos nos impostos que serão pagos, atuar como uma empresa é muito mais vantajoso para você pagar menos impostos.

Mais e agora, qual tipo de empresa você deve abrir? Existem 3 opções para você abrir sua clinica de odontologia, são elas:

Empresa Individual, sociedade limitada ou sociedade simples, saiba quais são as vantagens de trabalhar como clínica odontológica pessoa jurídica ao invés de dentista pessoa física.

Continue lendo e analise qual a melhor opção para você pagar menos impostos.

Dentista pessoa jurídica x dentista pessoa física

Ter a possibilidade de modelar o seu próprio salário, ajustar os horários e jornadas de trabalho, pode ser visto como principal vantagem para o cirurgião dentista abrir sua própria clínica.

A questão do negócio próprio, ficando a critério exercer ou não a profissão em outros lugares, e também restringir sua própria atuação somente a parte empresarial do ramo, abrindo mão do atendimento clínico, atrai bastante os profissionais.

Esta, aliás, é uma opção de prática muito comum por parte dos profissionais que visam abrir sua própria clínica odontológica. Entretanto, também é função do empresário cuidar do faturamento e das despesas do seu negócio.

Por isso é importante analisar o faturamento mensal da sua clínica e ter conhecimento de gestão financeira e tributária, antes mesmo de fazer essa mudança de pessoa física para pessoa jurídica.

Uma diferença importante é sobre a diferença tributária da clínica odontológica e o dentista autônomo, por exemplo, como pessoa jurídica, sua clínica por iniciar pagando 6% de impostos sobre o faturamento, enquanto isso o dentista autônomo pode pagar até 27,50% de imposto de renda sobre o faturamento, e ainda o autônomo está sujeito a ter que recolher 20% de INSS pra previdência social, como podem ver, a diferença pode ser enorme.

Mais fique tranquilo, para tirar todas as suas dúvidas existe o contador, o profissional mais capacitado para falar desse assunto.

Tributação para clinicas de odontologia

Quem pretende oficializar o seu consultório dentário como pessoa jurídica tem muitas dúvidas quanto a tributações. E entender como funciona o faturamento da sua empresa é fundamental para entender como acontece esse processo.

O valor que você vai tributar vai depender das suas despesas dedutíveis, assim como os valores que você vai receber no geral. É preciso analisar toda a metodologia de pagamentos de impostos.

Todo o levantamento de documentos mencionado anteriormente no passo a passo para abrir uma clínica odontológica não é à toa. É imprescindível obter as contas em mãos, assim como ter um contador ao seu lado.

Com isso, você saberá todas as condições da empresa antes mesmo de inaugurar, e assim, consolidar o seu negócio. Ao abrir a sua clínica de odontologia, saiba que no Brasil existem três tipos de tributação para clínica de odontológica, são elas:

-Simples nacional

-Lucro presumido

-Lucro real

Tributação simples nacional ou lucro presumido?

Você sabe o que é tributação simples nacional ou lucro presumido? São regimes tributários que determinam a alíquota de impostos que a empresa vai pagar.

E como escolher a melhor opção para quem está começando no ramo empresarial de clinicas odontológicas? Quando escolher?

Antes de tudo é preciso avaliar a folha de pagamento da sua empresa, calculando todas as despesas trabalhistas. Com isso, existe uma porcentagem que determina se será simples nacional ou lucro presumido.

Para ser simples nacional, o resultado de todas as despesas trabalhistas terá que ser igual ou superior a 28% sobre o faturamento mensal da sua clínica. Se todas as suas obrigações trabalhistas superarem 28% do seu faturamento, você tributará no sistema do simples nacional, caso contrário será necessário fazer uma analise para decidir se a melhor opção será o lucro presumido. Mais só o contador é o profissional capacitado para te orientar sobre a melhor opção para pagar menos impostos.

Simples nacional para clinicas de odontologia

Os regimes tributários são tabelados de acordo com o percentual sobre faturamento de determinada categoria. A categoria prestação de serviços médicos e dentários, bem como a clínica de odontologia, faz parte do regime simples nacional.

Antes, essa categoria fazia parte do regime de lucro presumido, porém, em 2015 uma mudança na lei de tributos permitiu que os serviços médicos e dentários passassem a ter a opção de optar pelo Simples nacional.

A diferença entre ser lucro presumido ou simples nacional está presente na facilidade de pagamento das guias, e principalmente na alíquota do imposto sobre o faturamento, no Simples nacional é possível a clínica odontológica começar pagando apenas 6% de impostos sobre o faturamento.

Pois em um dos anexos do simples nacional o percentual pode começar em 6%, estando incluso o valor do INSS patronal, já o lucro presumido começa em 13,33%, e com outros impostos que ainda irão incidir sobre a folha de pagamento de funcionários.

Agora que já falamos sobre as 2 melhores opções tributárias para a clínica odontológica, podemos perceber que um bom planejamento tributário pode ajudar muito sua clínica a pagar menos impostos e como falamos anteriormente, o Contador é o profissional capacitado para fazer todas as analises para te indicar a melhor opção para pagar menos impostos.

Tecnologia para clinicas de odontologia

Nos últimos dez anos a odontologia se tornou uma das profissões que mais registrou avanço de grandes proporções tecnológicas, nas suas diversas especialidades.

Já é possível criar o sorriso de uma pessoa com alinhamento certo, branqueamento adequado, tamanhos e formas em um procedimento só. Dispensando o uso de aparelhos ortodônticos e clareamento dental.

Faz parte da tecnologia odontológica recursos como:

-Próteses de resina ou facetas estéticas de cerâmica/ porcelana.

-Softwares e aplicativos que ajudam e padronizam procedimentos.

-Massa de modelagem virtual em 3D.

-Scanner oral

O que antes podia custar várias idas ao dentista para resolver o mesmo problema, hoje em dia pode ser feito em horas, como é o caso de uma restauração de prótese, por exemplo.

Tempo x atendimento humanizado

Mas a tecnologia em clínica de odontologia não está limitada apenas ao consultório do cirurgião dentista. Ela está presente na organização e funcionamento da empresa.

A tendência é que cada vez mais a odontologia informatizada, microscópica e robotizada avance, favorecendo a qualidade no atendimento.

O aprimoramento de softwares e outros sistemas digitais gera ganho de tempo e agilidade em cima de processos manuais, que vão desde agendamentos de consultas até soluções contábeis.

Existem, inclusive, escritórios de contabilidade online especialistas em executar todas as tarefas de escritórios tradicionais, porém, na internet. Tudo isso favorece para a qualidade do atendimento, tornando esse mais humanizado, e também favorecendo aos donos de clinicas.

Contabilidade para dentistas e clínica

Benefícios da contabilidade para clínica de odontológica

Esse artigo pontuou até aqui o passo a passo de como abrir uma clínica odontológica, tributos e suas funcionalidades, e as vantagens de ser dono do seu próprio negócio.

Vimos que é preciso uma série de documentação, que custa dinheiro, diga-se de passagem, para o cirurgião dentista ou outro profissional investidor do negócio dentário.

Por tanto, já imaginou lidar com tudo isso sem uma orientação especifica? É aí que entra a assessoria contábil. A contabilidade para clínicas de odontologia já começa na identificação da natureza jurídica da empresa.

Todo tipo de esclarecimento legal e tributário deve ser avaliado pelo profissional de contabilidade. Ter um especialista em contabilidade para dentistas assegura ao empreendedor do ramo os princípios da legalidade.

Conclusão

A importância da contabilidade não está em calcular os impostos apenas. Uma boa contabilidade consolida todas as entradas e todas as saídas da sua empresa num determinado período e é assim, por meio de todas essas informações, que você sabe como está a saúde financeira do seu negócio.

Qual é a real situação da sua empresa? Pontos altos, pontos críticos, previsões, etc. É por meio da contabilidade e suas representações que o empresário toma as suas decisões e aperfeiçoa a gestão do seu estabelecimento.

Contudo, compreendemos que a contabilidade para clínicas de odontologia é muito mais que um auxílio no momento de abrir uma clínica odontológica. Ela é a verdadeira estrutura quanto ao aparato jurídico, financeiro e de tributação para as clinicas odontológicas.

Gostou do nosso artigo? Fale conosco, somos especialistas em contabilidade para clínicas de odontologia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest