Qual a melhor opção para o representante comercial pagar menos impostos?
O simples nacional se diferencia dos demais no aspecto da simplificação de todos os impostos federais e municipais e da contribuição previdenciária, pois são pagos em uma guia única.
Mesmo simplificando a questão dos impostos, é importante salientar que existe variação de acordo com cada empresa. É necessário verificar uma tabela, chamada anexo do Simples Nacional para verificar qual o enquadramento.
Assim, existem dois anexos no Simples Nacional que podem ser enquadrados para a representação comercial, são eles: Anexo III e o Anexo V. O anexo III dependerá do fator “r” da empresa.
O fator “r” é uma fórmula para calcular os gastos com a mão de obra, se os gastos forem superiores a 28% do faturamento, serão tributadas no Anexo III, caso contrário, serão tributadas no Anexo V.
No Anexo III as alíquotas nominais podem variar entre 6 e 33%, já no Anexo V, as alíquotas nominais podem variar entre 15,5% a 30,5%. Lembrando que são alíquotas nominais, com base nelas, serão calculadas as alíquotas efetivas.
Agora vamos falar sobre o que interessa para sua empresa, que é qual a melhor opção para pagar menos impostos na sua empresa, por isso é importante ter uma contabilidade para representante comercial, o contador especialista no seu ramo pode contribuir muito para uma economia tributária no seu negócio.
Vamos lá, a opção pelo regime tributário do simples nacional, a principio pode ser a melhor escolha, visto que nesse regime tributário é possível fazer um planejamento tributário eficiente para reduzir muito seus impostos e um Contador especialista no seguimento pode montar um planejamento tributário vencedor para sua empresa economizar com impostos, mais vamos continuar falando sobre isso.
Escolhendo o regime tributário do Simples nacional, é possível controlar quanto você vai pagar de impostos todos os meses, vamos exemplificar na prática, acompanhe o exemplo abaixo:
Digamos que você faturou na sua empresa de representação comercial no mês o valor de R$ 10.000,00, é possível que você pague o equivalente a 6% de impostos totais sobre o seu faturamento, ou seja, você pagará R$ 600,00 sobre o seu faturamento mensal, muito menos impostos do que se você escolher outra opção tributária, conforme demonstrado acima.