MEI e o Coronavirus (COVID-19)
Todos nós estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da economia e risco a saúde em todo o mundo. Um vírus chamado Coronavirus (COVID-19), esse vírus está devastando a economia mundial.
Todas as empresas estão sendo afetadas pela crise econômica causada pelo Coronavirus para empresas MEI isso está acabando com todas as fontes de renda dessas empresas.
Para conter os efeitos dessa crise econômica causada pelo Coronavirus (COVID-19), o governo criou algumas medidas para minimizar os efeitos econômicos dessa grande crise econômica.
Vamos falar sobre as medidas que o governo criou para ajudar empresas MEI a passar por esse período de crise, outras medidas ainda estão sendo criadas. Quer saber mais? Clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas.
Prorrogou o pagamento da Guia DAS para MEI
O governo federal, pensando em minimizar os efeitos da crise econômica, resolver prorrogar o pagamento da guia mensal do MEI (DAS MEI), dos meses de março, abril e maio de 2020.
O vencimento original dessas guias eram, competência março/2020 com vencimento dia 20/04/2020, agora terá novo vencimento, no dia 20/10/2020;
Já o mês de abril/2020, com vencimento original em 20/05/2020, agora passa ter novo vencimento no dia 20/11/2020;
E o mês de maio/2020, que teria o vencimento original dia 22/06/2020, agora terá vencimento prorrogado para o dia 21/12/2020. Clique aqui e veja a informação direto no site da receita federal/simples nacional.
Mas é importante saber que o vencimento da competência de fevereiro/2020, com vencimento dia 20/03/2020, essa guia não foi prorrogada e deve ser paga, o não pagamento gera juros e multas por atraso.
Impactos financeiros no futuro
É importante saber, que a prorrogação do pagamento da guia dos meses de março, abril e maio/2020, terá um efeito futuro no seu fluxo de caixa.
Por isso, você deve se organizar para nos meses de outubro, novembro e dezembro/2020, fazer o pagamento de 2 guias do DAS por mês e isso pode gerar um furo no seu caixa.
Minha dica é que assim que retomar seu faturamento, você faça uma programação para conseguir efetuar esses pagamentos em dobro nos meses citados acima, sendo assim, fique ligado para não se enrolar com os pagamentos.
Isso porque essa crise do Coronavirus para MEI pode demorar alguns meses e é importante está se preparando para os impactos financeiros dessa crise econômica causada pelo (COVID-19)
O que fazer nesse momento de crise?
Sabemos que os tempos não estão e tão pouco serão fáceis, essa crise causada pelo Coronavirus (COVID-19) vai deixar muitos prejuízos para o empreendedorismo mundial e no Brasil pode ser ainda pior.
Minha dica pra você é que nesse momento de quarentena (isolamento) você já tome algumas ações para que sua empresa MEI continue gerando alguma renda, para que não fique sem dinheiro.
Você pode começar por inovar sua empresa, criar outras formas de fazer negócios, por exemplo, pela internet ou até mesmo seguindo o fluxo de algumas atividades que ainda estão atuando com algumas atividades, são elas:
1 – Delivery;
2 – Produzir conteúdo na internet;
3 – Freelancer;
4 – Serviços de entrega;
5 – Vender produtos ou serviços pela internet.
Existem outros tipos de atividades que você pode desenvolver para continuar tendo renda, mas isso vai depender do seu perfil e preferências também.
Caro empreendedor MEI, o que você não pode fazer é ficar parado esperando dias melhores, vamos levantar e fazer nossa parte para sair dessa crise juntos. Você precisa agir rápido para não ficar sem dinheiro.
Chegamos ao fim desse conteúdo, espero que você tenha gostado e que possamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas. Caso precise de uma consultoria, fale conosco que vamos te ajudar a organizar sua empresa MEI.