Como iniciar na Representação Comercial?

Como-iniciar-na-Representacao-Comercial (1)

Como iniciar na Representação Comercial?

Como iniciar na Representação Comercial? Investir na carreira de “representação comercial” pode gerar muitas dúvidas, principalmente sobre qual o tipo de empresa abrir, porém, muitas pessoas acabam abrindo CNPJ MEI para trabalhar como representante comercial. Mas venho te informar que estar ERRADO, entenda o porquê. Boa leitura!

A princípio, aqui somos especialista no ramo do seu negócio e oferecemos toda consultoria e o suporte necessário que você precisar, atendemos em todo o Brasil de forma 100% digital.

Atividade impeditiva para MEI

Você deve estar se perguntando, porque Representante Comercial não pode ser MEI? Bom, venho aqui esclarecer sua dúvida! Pelo fato do Representante Comercial (CNAE 4619-2/00) ser considero uma atividade de classe, ou seja, aqueles que contam com um conselho de classes e legislações própria, ela é impeditiva no MEI!

Contudo, você pode estar se perguntando “se eu não posso ser MEI, qual é a outra opção?”. A dica que eu te dou é! Você abrir uma Microempresa (ME) nela você poderá atuar com o CNAE correto, e além de ter várias outras vantagens.

Tipos de CNPJ ME

Antes de você iniciar a abertura do seu CNPJ é importante você escolher qual será o tipo jurídico, mas adequado para sua empresa, sendo eles: 

  1. SLU (Sociedade Limitada Unipessoal): É um tipo de empresa que tem a mesma proteção jurídica da EIRELI, porém a EIRELI foi extinta! Nela você pode começar com qualquer capital social e esse é proporcional o tamanho do seu empreendimento, já na EIRELI, por exemplo, você precisaria integralizar um capital de 100x o salário mínimo. Então a SLU é o melhor tipo de empresa para quem busca uma proteção jurídica.
  2. EI (Empresa Individual): Existe também  o tipo de empresa EI (empresário individual) que é como se fosse uma evolução do MEI. Nela você pode faturar mais, porém ela não traz a proteção jurídica da SLU sobre os seus bens pessoais.
  3. LTDA (Sociedade Empresarial Limitada): Esse é um  modelo  mais comum, ou seja, ele permite você ter um ou mais sócios, no entanto, você que está pensando em abrir um CNPJ e quer ter sociedade, enfim esse é o modelo ideal para você.

Tributação para Representante Comercial

Conforme a regra do sistema tributário, o Representante Comercial se encaixam no regime Simples Nacional, esse sistema é dividido em 5 anexos de diferentes faixas de receita, gerada nos últimos 12 meses da empresa.

Ou seja, cada caso de empresa, bem como arrecadação anual, vai se encaixar em um anexo. Até o ano de 2017, os representantes comerciais se enquadravam na tabela do anexo VI e tinham que pagar ao governo 16,93% de tributos.

Mas, essa regra mudou em 2018. Do anexo VI, o Representante Comercial passa fazer parte do anexo III ou V. E, isso significa uma redução da alíquota. Como fica? Vejamos:

1 – Anexo três; para empresas com empregados de carteira assinada e/ou pró-labore dos sócios, e faturamento de até R$ 180.000,00 por ano, a porcentagem passa a ser de 6%.

2 – Anexo cinco; quando não há empregados e a faixa de faturamento anual é de até R$ 180.000,00, a porcentagem fica em 15,5%.

É muito interessante você começar com a tributação correta! E a melhor tributação é o anexo terceiro do Simples Nacional que você começa pagando a partir de 6% de impostos. Ou seja! Para você que estar começando como Representante Comercial, o Simples Nacional e a tributação ideal. E para você abrir uma empresa, estarei aqui te dando o Passo a Passo para a abertura do seu CNPJ.

Checklist

Primeiramente, você vai ter que separar todas as documentações necessárias para fazer abertura. Por exemplo; RG, CPF, CNH, sua carteirinha do CORE e, além disso, necessitará também do comprovante de endereço residencial e comprovante de endereço onde vai ser a sua empresa.

Com esses documentos em mãos, você vai definir as atividades que colocará no seu CNPJ, seja ali representante de algum produto como (Produtos farmacêuticos, produtos alimentícios as vezes representar produtos como o pneu). Enfim! Tem que ver o que você vai representar para os colocar CNAE corretos.

Definiu sua atividade, consequentemente você precisará pensar em um nome para sua empresa, valor de capital que integralizará, qual é o tipo de empresa que pretende abrir, se será:

  • EI (Empresário  Individual)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
  • LTDA (Sociedade Empresarial Limitada)

Abertura de CNPJ

Agora, para abrir um CNPJ envolve vários procedimentos em diversos órgãos do governo. Antes de começar o processo é necessário solicitar uma viabilidade de abertura na junta comercial do seu estado.

Nessa viabilidade que saberemos se é possível ou não abrir a empresa com as informações apresentadas. Normalmente a viabilidade demora até 3 úteis para liberar a autorização de nome empresarial e validação das informações.

Passo a passo para abrir uma empresa:

  1. Fazer o certificado digital do CPF;
  2. Solicitar a viabilidade na junta comercial;
  3. Preencher o DBE para pedir o CNPJ na Receita Federal;
  4. Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
  5. Pagar as taxas;
  6. Assinar os documentos;
  7. Protocolar o processo de abertura.

Assinando os documentos com Certificado Digital, agora nessa hora o pedido de abertura será protocolado e em alguns instantes seu CNPJ será Constituído. Após a junta comercial analisar e aprovar o processo de abertura, será disponibilizado no site da junta comercial o contrato social e link para gerar o CNPJ na Receita federal.

Enfim, esse foi o passo a passo da abertura de um CNPJ. Porém, é importante contar com quem entende de abertura de empresa, para não ter atraso e nem dor de cabeça.

Licenciamentos 

Após ter constituído o seu CNPJ, você  deverá procurar a Prefeitura do seu município, e solicitar de forma online ou física, isso depende do seu município, você precisará solicitar os seguintes licenciamentos:

  • Alvará de Funcionamento;
  • Inscrição Municipal; e
  • Liberação da Nota Fiscal.

Enfim, esse foi um passo a passo mostrando como realiza uma abertura de uma empresa no Simples Nacional.

Fonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Pinterest

Conclusão

Enfim, Chegamos ao final desse conteúdo, contudo! Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest