Abrir CNPJ SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
Como abrir um CNPJ SLU? De forma simples! Ou seja, nesse conteúdo vou te dar o passo a passo com dicas importantes para você conseguir abrir a sua empresa.
Primeiramente, aqui nós somos especialistas em abertura de empresas e damos toda consultoria e o suporte necessário que você precisar, atendemos em todo o Brasil de forma 100% digital.
Como Funciona Uma SLU
Primeiramente, é importante você saber o que é uma empresa SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é um tipo de empresa que tem a mesma proteção jurídica da EIRELI.
Porém, a EIRELI foi extinta! Na SLU você pode começar com um capital social de R$10mil, por exemplo, já na EIRELI você precisaria integralizar um capital de 100x o salário mínimo. Então a SLU é o melhor tipo de empresa para quem busca uma proteção jurídica.
Já sabemos o que é uma empresa SLU, agora antes de fazer a abertura de sua empresa você terá que organizar todas as documentações necessárias.
Viabilidade
Abrir um CNPJ envolve vários procedimentos em diversos órgãos do governo. Portanto, antes de começar todo o processo, é necessário solicitar uma viabilidade de abertura da empresa na junta comercial.
Nessa viabilidade que saberemos se é possível ou não abrir a empresa, contudo! A viabilidade demora até 3 dias úteis para fazer a liberação e a validação das informações.
Primeiro passo
Falaremos sobre o Passo a Passo para abrir um CNPJ SLU. O primeiro passo é você adquirir um Certificado Digital do CPF A1 ou Bird ID, para nossos clientes conseguimos um desconto na Soluti no modelo Bird ID que custa a partir de R$37,43. Sendo um valor mais acessível comparado as outras certificadoras!
Mas se você optar por procurar uma outra certificadora na sua cidade, não terá problema só recomendamos que seja no modelo A1 ou Bird ID.
Esse é o primeiro passo para abrir uma empresa, o restante você pode fazer totalmente online! Ou seja, nem precisa sair de casa.
Segundo! Você reunirá todas as informações (RG, CPF, Titulo de Eleitor e CNH ou qualquer outro tipo de documento compatível, comprovante de endereço e profissão) e entre outras informações a mais como:
- Razão Social;
- Nome Fantasia; e
- Capital Social a Integralizar.
Todas essas informações serão solicitadas, e você precisa ter em mãos!
Analise na Junta Comercial
Após a junta comercial analisar e aprovar o pedido de abertura, será disponibilizado no site da junta comercial um número de protocolo.
Com esse protocolo você irá ao site da Receita e informará o número e automaticamente a Receita importará todos os dados que você informou na Junta Comercial, e você preencherá um DBE (D0cumento Básico de Entrada), eles irão analisar e aprovar se estiver tudo ‘ok’, em seguida você retornará na junta comercial e integralizará a FCN que é uma ficha Cadastral.
Importante! Você saber o seguinte, que precisará de um contrato social na hora de protocolar a FCN, mas calma! Eventualmente, a maioria das juntas comerciais disponibilizam um modelo de contrato padrão!
Mas caso não disponibilizar, você terá que elaborar um contrato e anexar em PDF/A na Junta Comercial do seu Estado. Existem alguns modelos disponíveis na internet, só basta você localizar o, mas adequado.
Após você preencher a FCN e protocolar com a assinatura do Certificado Digital ficará disponível uma taxa de registro de abertura de empresa.
Assim que a junta comercial reconhecer o pagamento da taxa, será disponibilizado no site o contrato social e o link para gerar o CNPJ na Receita federal.
Passo a passo para abrir uma empresa limitada unipessoal:
- Fazer o certificado digital do CPF;
- Solicitar a viabilidade na junta comercial;
- Preencher o DBE para pedir o CNPJ na Receita Federal;
- Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
- Pagar as taxas;
- Assinar os documentos;
- Protocolar o processo de abertura.,
Esse foi um passo a passo para abertura de um CNPJ SLU. Resumidamente é assim que é constituída uma empresa.
Licenciamentos
Após ter constituído o seu CNPJ, se você for de serviço como, por exemplo: (Engenheiro ou um Arquiteto) entre outros! Você deverá procurar a Prefeitura do seu município, e solicitar sua Inscrição Municipal, isso de forma online ou física isso dependerá do seu município, algumas prefeituras já estão atendendo de forma online, outras não! Enfim.
Você precisará solicitar os seguintes licenciamentos:
- Alvará de Funcionamento;
- Inscrição Municipal; e
- Liberação da Nota Fiscal.
Detalhe! Se você for de (Comércio, transporte interestadual, internet ou telecomunicações) além do alvará de funcionamento da prefeitura você terá que ir à Secretaria da Fazenda e solicitar sua Inscrição Estadual. Feito isso a sua empresa estará apta para funcionar! Só basta escolher a melhor Tributação.
Tributação
A melhor tributação é o Simples Nacional para quem é de serviço, o Simples Nacional começa em 6% de imposto, e se você for de comércio começará pagando 4%, se você for de indústrias 4,5%, por exemplo.
Então é uma alíquota muito pequena perto das outras opções tributárias! Por exemplo, Lucro Presumido para prestador de serviço começa em 13,33% podemos chegar até 16,33%. Já no Simples Nacional pagará inicialmente 6%! Ou seja, escolher a melhor tributação é muito importante
Fonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik
Conclusão
Enfim, Chegamos ao final desse conteúdo, espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida pode contar conosco para mais esclarecimentos.