Zconti

Abrir CNPJ para Emitir Nota Fiscal (Passo a Passo)

Como conseguir Emitir Nota Fiscal? A princípio, o que é necessário para você conseguir? Nesse blog vou explicar o passo a passo para liberar nota fiscal para o seu negócio, conseguindo assim fazer emissão de nota fiscal seja; (nota fiscal de prestação de serviço ou nota fiscal de comércio). 

Primeiramente, nos aqui nós somos especialistas no ramo do seu negócio e damos toda há consultoria e o suporte necessário que você precisar, atendemos em todo o Brasil de forma 100% digital.

             

 

Abrir um CNPJ Para Emitir Nota Fiscal

Abrir um CNPJ para Emitir Nota Fiscal você que é prestador de serviço:( Arquiteto, Engenheiro, YouTube, médico, dentista, representante comercial, Afiliado e outros) se você tem uma empresa, enfim! Não importa o segmento que você atua.

Você precisará abrir um CNPJ para emitir nota fiscal! Regularizar suas vendas e muito mais. Esse conteúdo aqui é dedicado a você que está precisando resolver essa situação de emissão de nota fiscal, então fica até o final! São dicas muito importantes.

Hoje em dia muitas pessoas estão trabalhando de forma autônoma, ou seja! De forma irregular, e se  deparam em muitos casos que os clientes exigem nota fiscal e você acaba deixando de receber as suas vendas, porque não pode emitir nota fiscal.

Para Emitir Nota Fiscal!

Antes de emitir nota fiscal é necessário abrir um CNPJ, seja você:

  • MEI( Micro Empreendedor Individual)
  • EI (Empresário  Individual)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
  • LTDA (Sociedade Empresarial Limitada)

O seu caso tem que ser analisado! Para entender qual o melhor tipo de empresa para você. Porque nem sempre você pode ser, por exemplo! MEI, caso você faturar mais que o limite de R$6.750,00 mensal  ou até mesmo pelo tipo de atividade (CNAE) você não se enquadrara nesse natureza jurídica.

Então a primeira coisa é analisar qual tipo de CNPJ se encaixa no seu perfil  e abrir a sua empresa, beleza?

Após abrir a sua empresa e deixar regularizada, o que você tem que fazer? Se você é um prestador de serviço, em geral, como por exemplo os que citei anteriormente. Não importa qual é o tipo de prestação de serviço, a regra será a mesma.

Nota Fiscal de Serviço

Primeiro vamos falar sobre a emissão de nota fiscal de prestação de serviço, se você é um prestador de serviço a sua nota fiscal ela será liberada pela prefeitura do seu município. Isso é uma regra Nacional!

Ou seja, a prefeitura disponibilizará para você um sistema de emissão de nota fiscal de serviço no próprio portal dela, Sobretudo você terá que solicitar ( Inscrição Municipal, Alvará de funcionamento e a liberação da nota fiscal) junto à prefeitura da sua cidade.

Assim obterá o acesso ao login/senha para você conseguir fazer emissão de nota fiscal. A cidade de Brasília por exemplo! Não existe prefeitura.

Mas independentemente se você é (comercio ou prestador de serviço) você precisará ter um certificado digital e um emissor de nota, existem várias empresas no mercado que disponibilizam esse serviço pra você.

Nota Fiscal de Comércio

Agora se você é de Comércio! Independente de qual cidade ou estado que você se encontra a regra é a mesma. Primeira coisa a se fazer após abrir o seu CNPJ é solicitar sua inscrição estadual! Na secretaria de fazenda do seu estado (Sefaz).

Ao liberar a Inscrição Estadual, você vai adquirir o Certificado digital do CNPJ e vai solicitar eletronicamente dentro do Portal da SEFAZ o credenciamento e autorização ao domicílio tributário eletrônico (DTE) que é o credenciamento para emissão de nota fiscal na SEFAZ! Dentro do Portal.

Recapitulando para eu emitir nota fiscal primeira coisa que tem que abrir o CNPJ e depois fazer as liberações para emissão.

 

Precisa abrir um CNPJ para emitir nota fiscal? passo a passoFonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik

 

Melhor Tributação

A principio o que você tem saber, é escolher a melhor tributação antes de emitir nota fiscal, e a melhor tributação é o Simples Nacional para quem é de serviço, o Simples Nacional começa em 6% de imposto.

Então é uma alíquota muito pequena perto das outras tributação! Por exemplo, Lucro Presumido para prestador de serviço começa em 13,33 % podemos chegar até 16,33%. Sendo 10x a maior do que o Simples Nacional! Então escolher a melhor tributação é muito importante.

Já você de comércio, como faz para emitir nota fiscal? Então contudo segue quase o mesmo raciocínio! Abra o seu CNPJ só que invés de solicitar Inscrição Municipal, você solicitará  a sua Inscrição Estadual.

E para tirar a sua inscrição estadual o primeiro passo e acessar o site da Secretaria de Fazenda do seu Estado (SEFAZ) ali você solicitará a inscrição estadual, em seguida você vai ter que comprar o Certificado do CNPJ e fazer os credenciamentos que a SEFAZ exige para emissão de nota fiscal.

E isso você só consegue fazer mediante o Certificado Digital do CNPJ. Após fazer isso, você vai precisar adquirir um sistema emissor diferente do que a prefeitura oferece gratuitamente.

Na maioria dos casos quem é de Comércio precisa comprar um sistema emissor de notas, mas não se preocupe! Hoje em dia, existem várias empresas que fornece esse tipo de serviço.

Então é assim que você vai conseguir emitir Nota Fiscal tanto para serviço como já falamos ou tanto para comercio. E para quem é de comercio e enquadrado pelo Simples Nacional a sua Tributação iniciará em 4%. Então para quem está começando é muito mais vantajoso ser do Simples Nacional.

Conclusão

Enfim, Chegamos ao final desse conteúdo, espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

             

 

Rolar para o topo