Abrir CNPJ para Emitir Nota Fiscal (Passo a Passo)

Abrir-CNPJ-para-Emitir-Nota-Fiscal-Passo-a-Passo-Nota-Fiscal-de-Servicos-e-Produtos (1)

Abrir CNPJ para Emitir Nota Fiscal (Passo a Passo)

Como conseguir Emitir Nota Fiscal? A princípio, o que é necessário para você conseguir? Nesse blog vou explicar o passo a passo para liberar nota fiscal para o seu negócio, conseguindo assim fazer emissão de nota fiscal seja; (nota fiscal de prestação de serviço ou nota fiscal de comércio). 

Primeiramente, nos aqui nós somos especialistas no ramo do seu negócio e damos toda há consultoria e o suporte necessário que você precisar, atendemos em todo o Brasil de forma 100% digital.

Abrir um CNPJ Para Emitir Nota Fiscal

Abrir um CNPJ para Emitir Nota Fiscal você que é prestador de serviço:( Arquiteto, Engenheiro, YouTube, médico, dentista, representante comercial, Afiliado e outros) se você tem uma empresa, enfim! Não importa o segmento que você atua.

Você precisará abrir um CNPJ para emitir nota fiscal! Regularizar suas vendas e muito mais. Esse conteúdo aqui é dedicado a você que está precisando resolver essa situação de emissão de nota fiscal, então fica até o final! São dicas muito importantes.

Hoje em dia muitas pessoas estão trabalhando de forma autônoma, ou seja! De forma irregular, e se  deparam em muitos casos que os clientes exigem nota fiscal e você acaba deixando de receber as suas vendas, porque não pode emitir nota fiscal.

Para Emitir Nota Fiscal!

Antes de emitir nota fiscal é necessário abrir um CNPJ, seja você:

  • MEI( Micro Empreendedor Individual)
  • EI (Empresário  Individual)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
  • LTDA (Sociedade Empresarial Limitada)

O seu caso tem que ser analisado! Para entender qual o melhor tipo de empresa para você. Porque nem sempre você pode ser, por exemplo! MEI, caso você faturar mais que o limite de R$6.750,00 mensal  ou até mesmo pelo tipo de atividade (CNAE) você não se enquadrara nesse natureza jurídica.

Então a primeira coisa é analisar qual tipo de CNPJ se encaixa no seu perfil  e abrir a sua empresa, beleza?

Após abrir a sua empresa e deixar regularizada, o que você tem que fazer? Se você é um prestador de serviço, em geral, como por exemplo os que citei anteriormente. Não importa qual é o tipo de prestação de serviço, a regra será a mesma.

Nota Fiscal de Serviço

Primeiro vamos falar sobre a emissão de nota fiscal de prestação de serviço, se você é um prestador de serviço a sua nota fiscal ela será liberada pela prefeitura do seu município. Isso é uma regra Nacional!

Ou seja, a prefeitura disponibilizará para você um sistema de emissão de nota fiscal de serviço no próprio portal dela, Sobretudo você terá que solicitar ( Inscrição Municipal, Alvará de funcionamento e a liberação da nota fiscal) junto à prefeitura da sua cidade.

Assim obterá o acesso ao login/senha para você conseguir fazer emissão de nota fiscal. A cidade de Brasília por exemplo! Não existe prefeitura.

Mas independentemente se você é (comercio ou prestador de serviço) você precisará ter um certificado digital e um emissor de nota, existem várias empresas no mercado que disponibilizam esse serviço pra você.

Nota Fiscal de Comércio

Agora se você é de Comércio! Independente de qual cidade ou estado que você se encontra a regra é a mesma. Primeira coisa a se fazer após abrir o seu CNPJ é solicitar sua inscrição estadual! Na secretaria de fazenda do seu estado (Sefaz).

Ao liberar a Inscrição Estadual, você vai adquirir o Certificado digital do CNPJ e vai solicitar eletronicamente dentro do Portal da SEFAZ o credenciamento e autorização ao domicílio tributário eletrônico (DTE) que é o credenciamento para emissão de nota fiscal na SEFAZ! Dentro do Portal.

Recapitulando para eu emitir nota fiscal primeira coisa que tem que abrir o CNPJ e depois fazer as liberações para emissão.

 

Fonte: Foto: Reprodução/Internet/Google imagens/Freepik

 

Melhor Tributação

A principio o que você tem saber, é escolher a melhor tributação antes de emitir nota fiscal, e a melhor tributação é o Simples Nacional para quem é de serviço, o Simples Nacional começa em 6% de imposto.

Então é uma alíquota muito pequena perto das outras tributação! Por exemplo, Lucro Presumido para prestador de serviço começa em 13,33 % podemos chegar até 16,33%. Sendo 10x a maior do que o Simples Nacional! Então escolher a melhor tributação é muito importante.

Já você de comércio, como faz para emitir nota fiscal? Então contudo segue quase o mesmo raciocínio! Abra o seu CNPJ só que invés de solicitar Inscrição Municipal, você solicitará  a sua Inscrição Estadual.

E para tirar a sua inscrição estadual o primeiro passo e acessar o site da Secretaria de Fazenda do seu Estado (SEFAZ) ali você solicitará a inscrição estadual, em seguida você vai ter que comprar o Certificado do CNPJ e fazer os credenciamentos que a SEFAZ exige para emissão de nota fiscal.

E isso você só consegue fazer mediante o Certificado Digital do CNPJ. Após fazer isso, você vai precisar adquirir um sistema emissor diferente do que a prefeitura oferece gratuitamente.

Na maioria dos casos quem é de Comércio precisa comprar um sistema emissor de notas, mas não se preocupe! Hoje em dia, existem várias empresas que fornece esse tipo de serviço.

Então é assim que você vai conseguir emitir Nota Fiscal tanto para serviço como já falamos ou tanto para comercio. E para quem é de comercio e enquadrado pelo Simples Nacional a sua Tributação iniciará em 4%. Então para quem está começando é muito mais vantajoso ser do Simples Nacional.

Conclusão

Enfim, Chegamos ao final desse conteúdo, espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida  pode contar conosco para mais  esclarecimentos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest