Contabilidade para Igrejas e Instituições Religiosas

contabilidade para igrejas

Contabilidade para Igrejas e instituições Religiosas

Olá amigos pastores, padre e demais lideres de igrejas e instituições religiosas, hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, que é a contabilidade para igrejas e instituições religiosas.

Vamos falar sobre a imunidade tributária e sobre os casos em que podem ser cobrados impostos sobre algumas atividades da igreja.

Falaremos também sobre a regularização de CNPJ de igrejas e instituições e sobre os relatórios contábeis para prestação de contas na igreja.

Se preferir pode falar agora mesmo com nossos contadores clicando no botão abaixo.

Aproveite e boa leitura!

Igreja precisa de contabilidade?

A contabilidade de um igreja está diretamente ligada a prestação de contas da igreja, a contabilidade está ligada a transparência das contas da igreja.

Dessa forma nós podemos afirmar com clareza que toda igreja ou instituição religiosa precisa de contabilidade sim. E a contabilidade vai muito além de apenas prestação de contas, a contabilidade é uma ferramenta incrível de controle, gestão e consultoria para uma igreja.

Controle e Transparência das contas

Toda igreja ou instituições religiosa é formada por membros que através dos seus dízimos e ofertas são responsáveis pela manutenção financeira da Igreja, e ao abrir uma igreja são eleitos membros que farão a administração da igreja e seus recursos.

Por isso é de extrema importância que as contas da igreja sejam transparentes para prestar contas juntos aos membros.

Nós aqui somos especialistas em contabilidade para igrejas e podemos te ajudar, clique no botão abaixo e fale direto com um contador especialista.

Relatórios para prestação de contas

Para fazer a prestação de contas de uma igreja é necessário que sejam apresentados diversos relatórios contábeis e financeiros.

São diversos relatórios que são necessários para prestar contas do financeiro da igreja, segue abaixo alguns relatórios que são usados para fazer a prestação de contas.

1 – Balanço patrimonial;

2 – Balancete de verificação;

3 – Livro Caixa;

4 – Livro Razão;

5 – Livro diário;

6 – Contas a pagar e a receber;

E outros documentos que podem ser solicitados para fazer a prestação de contas da igreja.

Igreja pode registrar funcionário?

A resposta é sim, igrejas podem registrar funcionários normalmente, nós aqui temos igrejas que registram por exemplo, a secretária ou auxiliar administrativo e financeiro, esse é apenas um exemplo.

Então, você pode sim registrar funcionários na igreja ou instituição religiosa.

Como funciona a contabilidade da Igreja?

A contabilidade para igrejas é fundamental para a organização contábil e financeira de igrejas.

Explicar como funciona a contabilidade de uma igreja na prática poderia ficar muito confuso para quem não tem o conhecimento na área. Por isso vamos resumir aqui como funciona a contabilidade para igrejas.

A contabilidade para igrejas funciona da seguinte forma: É apurado todas as receitas de dízimos, ofertas e outras e apuramos também todas as despesas da igreja.

Após fazer a apuração de tudo, diminuímos as receitas das despesas e chegamos ao resultado contábil do período, seja mensal, trimestral, semestral ou anual.

Após ser fechado a apuração contábil e financeira da igreja, é nessa hora que são gerados os relatórios para prestação de contas da igreja.

Gestão financeira da Igreja

Esse é um assunto muito importante para toda igreja, a tal da gestão financeira pode prosperar qualquer igreja e a falta de gestão financeira pode quebrar o caixa de qualquer igreja.

Sendo assim, você como responsável pela igreja deve se preocupar com isso e contratar uma empresa especializada para te ajudar nessa gestão.

Nós aqui somos especialistas em gestão financeira para igrejas e podemos te ajudar, ao contratar nossos serviços de contabilidade e gestão financeira você vai ganhar acesso ao nosso sistema de gestão online, podendo acompanhar tudo de qualquer lugar.

Se quiser saber mais, basta clicar no botão abaixo e falar com nossos contadores.

Obrigações fiscais da Igreja

Todas as igrejas e instituições religiosas devem cumprir com as obrigações fiscais do governo.

Já recebemos várias igrejas com muitas pendências no CNPJ porque simplesmente os responsáveis não sabiam que igrejas precisavam enviar declarações.

Mas o problema é que precisam enviar várias declarações para manter o CNPJ da igreja regular.

Como regularizar CNPJ de Igreja?

E caso o CNPJ da sua igreja esteja com pendências, fique tranquilo que nós podemos te ajudar a regularizar o CNPJ.

O primeiro passo é descobrir na receita federal quais as pendências no CNPJ da igreja e em seguida, pedir pro seu contador enviar as declarações e organizar sua igreja.

Já regularizamos várias igrejas e podemos regularizar a sua também, fale com nossos contadores, basta clicar no botão abaixo.

Conclusão

Caro amigo, chegamos ao final do nosso artigo, falamos sobre a contabilidade e gestão financeira de igrejas e instituições religiosas.

Somos especialistas nesse assunto e podemos te ajudar a organizar sua igreja, fale conosco agora mesmo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest